CURSO
PROINFO
PROJETO-
APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA E O USO DAS TECNOLOGIAS.
PROJETO:
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O USO DA TECNOLOGIA.
JUSTIFICATIVA:
É
evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas
"tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são
utilizados apenas o quadro-negro e o giz.
O
aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber
para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a
típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo se for útil,
necessário para entrar no mercado de trabalho, visando o retorno
financeiro, para aprovação e construção de uma carreira, entre
outros.
Surge
então a necessidade de tornar a aprendizagem significativa,
utilizando as tecnologias disponíveis na escola/sociedade e
capacitar o professor para o uso pedagógico.
PÚBLICO
ALVO:
professores e alunos das escolas públicas da 19ª GERED.
OBJETIVO
GERAL: Fomentar
o desenvolvimento de uma aprendizagem significativo, por meio do uso
das tecnologias disponíveis na escola e na sociedade.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Implantar uma prática pedagógica comprometida com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa;
- Facilitar a comunicação dentro do contexto escolar, possibilitando a interação com novas mídias culturais;
- Tornar o aprendizado mais dinâmico, atraente, divertido e interessante, aguçando a curiosidade;
- Implantar uma prática pedagógica comprometida com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa;
- Facilitar a comunicação dentro do contexto escolar, possibilitando a interação com novas mídias culturais;
- Tornar o aprendizado mais dinâmico, atraente, divertido e interessante, aguçando a curiosidade;
CONTEÚDOS
CURRICULARES:
Poderão ser envolvidos todos os componentes curriculares em todos os
anos e segmentos da Educação Básica.
AÇÕES
E OPERAÇÕES:-
Capacitação dos docentes;
- Reuniões de planejamento coletivo;
- Oficinas;
- Formação de grupos de estudo;
- Disponibilização de recursos financeiros para manutenção, aquisição e modernização dos equipamentos tecnológicos da escola;
- Uso de softwares pedagógicos, internet, jogos, sala informatizada, filmes, câmera digital, editor de texto, excel, skype, site de pesquisa e relacionamento, blogs, murais interativos, computadores, web conferências, Geekie Games e outros;
- Criação do portal do professor e do aluno; (SED)
- Formação de um jornal on line;
- Reuniões de planejamento coletivo;
- Oficinas;
- Formação de grupos de estudo;
- Disponibilização de recursos financeiros para manutenção, aquisição e modernização dos equipamentos tecnológicos da escola;
- Uso de softwares pedagógicos, internet, jogos, sala informatizada, filmes, câmera digital, editor de texto, excel, skype, site de pesquisa e relacionamento, blogs, murais interativos, computadores, web conferências, Geekie Games e outros;
- Criação do portal do professor e do aluno; (SED)
- Formação de um jornal on line;
RECURSOS:
Serão
disponibilizados todos os recursos que compõem o acervo escolar e
pessoal.
CRONOGRAMA:
Março
a Dezembro de 2015.
AVALIAÇÃO
DO PROJETO:
A
avaliação se dará de forma contínua e processual e para tanto
serão utilizados vários instrumentos: ficha de avaliação do
desempenho escolar, depoimento dos envolvidos, observação in loco,
uso de formulários próprios, gráficos, etc.
CONCLUSÃO
E RESULTADOS ESPERADOS;
-
Mudança na prática pedagógica com inserção das tecnologias no
cotidiano escolar;
-
Melhoria no desempenho escolar, por meio da aprendizagem
significativa;
-
Uso das mídias como ferramentas de aprendizagem;
-
Ampliação da visão de mundo com autonomia, ética e criticidade
-
Realização pessoal e profissional.
SOCIALIZAÇÃO:
-
Momentos de planejamento, reuniões pedagógicas e com a comunidade
escolar, formações e eventos.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Sites
da internet;
Youtube
Vivian
Magalhães e Vanessa Amorim. Cem aulas sem tédio;
Livro
do curso de TICs.
Se
a novidade tecnológica atrai o aluno: sua utilização deve ser
pedagógica
A
aula pode entusiasmar os alunos de maneira parecida com que são
excitados pelos jogos e filmes de alta qualidade em efeitos
especiais.
Saber
que o aluno aprende com o que lhe prende a atenção todos sabem. As
aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa
e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes
faixas etárias e diversos níveis de aprendizado.
O
uso da tecnologia perde a validade se não se mantiver o objetivo
principal: a aprendizagem.
Utilizar
o computador em sala de aula é o menor dos desafios do professor:
utilizar o computador de forma a tornar a aula mais envolvente,
interativa, criativa e inteligente é que parece realmente um
desafio. O simples fato de transferir a tarefa do quadro-negro para o
computador não muda uma aula. É fundamental que a metodologia
utilizada seja pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que
a modernidade oferece.
O
que vem sendo feito é possível melhorar
Os
recursos tecnológicos devem servir como extensões do professor.
Idéias abstratas tornam-se passíveis de visualização; o
microscópico torna-se grande; o passado torna-se presente,
facilitando o aprendizado e transformando o conteúdo em objeto de
curiosidade e interesse.
O
essencial é que as aulas obedeçam a uma cadeia de idéias que deixe
o aluno orientado em relação ao que está aprendendo.
Cada
aula não é uma aula, e sim uma aula que veio antes de uma aula e
depois de outra. O aprendizado deve ser interligado.
Sugestões
Ao
trabalhar o texto jornalístico os alunos montam um jornal da escola
utilizando programas no computador. Gráficos e tabelas no Excell
podem ser elaborados com o auxílio do professor de matemática;
artigos sobre o meio ambiente e alguma questão que envolva a
comunidade local podem ser criados com o apoio dos professores de
ciências e geografia. O mesmo jornal pode ser trabalhado no formato
de telejornal, e os alunos poderão fazer gravações com câmeras
digitais. As videoconferências, realizadas através de programas
como o Skype, por exemplo, são particularmente úteis para o
professor de língua estrangeira, que poderá acordar com professores
de outros países que ensinam a língua em questão, em séries
equivalentes, para que os alunos possam conversar on-line.
Os
sites de relacionamento e os blogs pode ser excelente ferramenta. Com
atividades dirigidas e objetivos claramente estabelecidos, é
possível levar para a escola oportunidades reais de uso da língua
estrangeira ou mesmo da língua materna. Não podemos esquecer os
sites de atividades interativas, especialmente os jogos on-line.
Atividades como bingo, anagramas, caça-palavras, palavras cruzadas e
forca são alguns exemplos de exercícios interativos.
A
internet tem papel fundamental no ensino de língua inglesa. É a
fonte natural da língua, mais acessível para alunos de qualquer
contexto social.
Desde
formulários para diversas finalidades até a inscrição em muitos
sites de relacionamento terão de ser preenchidos em inglês. Isso já
representa uma necessidade de aprender uma língua estrangeira, uma
vez que muitos querem uma razão para isso.
Vídeos
no Youtube, músicas e vários outros recursos são mais alguns
exemplos de que não é necessário viajar para o exterior para ter
contato com falantes nativos de inglês.
As
possibilidades
Diante
de tantas possibilidades, convém saber que existem estudiosos que já
pensaram a respeito e que escrevem ricamente sobre o assunto, dando
ao professor subsídios para o planejamento de aulas com um pouco
mais de segurança e bastante criatividade.
No
livro Cem Aulas Sem Tédio, as professoras Vivian Magalhães e
vanessa Amorim 02013) defendem a idéia de que precisamos encarar
nossos medos e utilizar os recursos tecnológicos como apoio para as
aulas.
Independentemente
do recurso tecnológico em questão, o professor é o sujeito capaz
de mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo, divertido e
interessante para os alunos. Os recursos tecnológicos, bem mais do
que aguçar a curiosidade do aluno em relação ao que está sendo
ensinado, ajudam a prepará-lo para um mundo em que se espera que ele
conheça, além dos conteúdos escolares, todos os recursos por meio
dos quais esses conteúdos foram trabalhados.
Concluindo...
A
escola cumpre duplamente seu papel: ensina e educa, educando para um
mundo no qual a tecnologia é
não só necessária, mas também essencial.
São
muitos os benefícios trazidos pelos recursos tecnológicos à
educação. Contudo, é preciso que o professor conheça as
ferramentas que tem à sua disposição se quiser que o aprendizado
aconteça de fato.
O
uso das tecnologias na escola está além de disponibilizar tais
recursos; ele implica aliar método e metodologia na busca de um
ensino mais interativo.
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